Conheça as 7 Ferramentas da Qualidade!
Você
gostaria de conhecer algumas das ferramentas da qualidade e suas aplicações para melhorar os processos que
interferem no desempenho desejado de um produto ou serviço? Então continue
lendo esta postagem e sacie todas suas dúvidas!
As ferramentas da qualidade são utilizadas para definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas identificados
que interferem no desempenho dos processos
organizacionais.
Surgiram na década de 50 com base nos conceitos e práticas
existentes naquela época e a partir daí vem sendo utilizadas nos sistemas de
gestão, através de modelos estatísticos que auxiliam na melhoria dos serviços e
processos.
Mas em fim, o que é
qualidade?
Qualidade pode ser definida de várias
maneiras: no contexto de manufaturas a qualidade mede o quão livre de defeitos
ou variâncias uma peça está; já no contexto dos serviços, significa o quão bem
um serviço é prestado e atende aos requisitos do cliente. Assim, percebemos que
não é fácil defini-la apenas respondendo “o que
é qualidade”. No livro “Introduction to Statistical Quality
Control”, de Douglas Montgomery, a qualidade é definida, de forma geral, como inversamente
proporcional à variabilidade, ou seja, quanto menor a
variabilidade indesejável em certo produto ou serviço, maior a qualidade.
As 7 Ferramentas da Qualidade
1- Fluxograma: Auxilia na identificação do
melhor caminho que o produto ou serviço irá
percorrer no processo, ou seja, mostra as etapas sequenciais
do processo, utilizando símbolos que representam os diferentes tipos de operações,
com o objetivo de identificar um desvio,
caso ocorra.
2- Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe): Tem como
objetivo identificar as possíveis causas de um problema e seus efeitos, através da relação
entre o efeito e todas as possibilidades de
causa que podem contribuir para
esse efeito.
3- Folhas de Verificação: Uma espécie de formulário para coletar e analisar dados. Pode
ser usada quando coletando dados de um processo de produção ou quando há
frequência ou padrões de problemas, defeitos, causas de defeitos, etc.
4- Diagrama de Pareto: Gráfico de barras usado para
mostrar quais fatores são mais significantes. Algumas aplicações:
– Análise da frequência de problemas em um processo;
– Auxílio na comunicação sobre os dados;
– Análise de causas gerais a partir de partes específicas;
– Decidir quais problemas merecem mais atenção, ou seja, quais são mais significantes.
– Análise da frequência de problemas em um processo;
– Auxílio na comunicação sobre os dados;
– Análise de causas gerais a partir de partes específicas;
– Decidir quais problemas merecem mais atenção, ou seja, quais são mais significantes.
5-Histograma: Tem como
objetivo mostrar a distribuição de frequências de dados obtidos por medições,
através de um gráfico de barras indicando o número de unidades em cada
categoria. Pode-se
usar:
– Quando há a necessidade de
identificar a distribuição dos dados, especialmente para saber se a
distribuição é aproximadamente normal;
– Para checar se o produto/processo atingirá os requerimentos;
– Para analisar resultados de processos;
– Para checar se o produto/processo atingirá os requerimentos;
– Para analisar resultados de processos;
– Para determinar se houve mudanças nos
processos durante certo período, entre outros.
6- Diagrama de Dispersão: Mostra
o que acontece com uma variável quando
a outra muda. São representações de
duas ou mais variáveis que são organizadas em
um gráfico, uma em função da outra.
7- Controle Estatístico de
Processo (CEP): Usado para
mostrar as tendências dos
pontos de observação em
um período de tempo. É um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento do processo, determinando a faixa de tolerância limitada
pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite
inferior de controle) e uma linha média do processo (limite central), que foram
estatisticamente determinadas.
Veja a seguir na figura, a ilustração das 7
Ferramentas da Qualidade
Artigo escrito pela diretoria: Cultura e eventos
Nádya Zannin Muzulon
Daniel de Freitas Barbosa
Beatriz Vieck Isipon
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