quinta-feira, 18 de maio de 2017

Conheça as 7 Ferramentas da Qualidade!

Conheça as 7 Ferramentas da Qualidade!

Você gostaria de conhecer algumas das ferramentas da qualidade e suas aplicações para melhorar os processos que interferem no desempenho desejado de um produto ou serviço? Então continue lendo esta postagem e sacie todas suas dúvidas!

As ferramentas da qualidade são utilizadas para definir, mensurar,    analisar e propor soluções aos problemas identificados que interferem no desempenho dos processos organizacionais.

Surgiram na década de 50 com base nos conceitos e práticas existentes naquela época e a partir daí vem sendo utilizadas nos sistemas de gestão, através de modelos estatísticos que auxiliam na melhoria dos serviços e processos.

Mas em fim, o que é qualidade? 

Qualidade pode ser definida de várias maneiras: no contexto de manufaturas a qualidade mede o quão livre de defeitos ou variâncias uma peça está; já no contexto dos serviços, significa o quão bem um serviço é prestado e atende aos requisitos do cliente. Assim, percebemos que não é fácil defini-la apenas respondendo “o que é qualidade”. No livro “Introduction to Statistical Quality Control”, de Douglas Montgomery, a qualidade é definida, de forma geral, como inversamente proporcional à variabilidade, ou seja, quanto menor a variabilidade indesejável em certo produto ou serviço, maior a qualidade.




As 7 Ferramentas da Qualidade


1- Fluxograma: Auxilia na identificação do melhor caminho que o produto ou serviço irá percorrer no processo, ou seja, mostra as etapas sequenciais do processo, utilizando símbolos que representam os diferentes tipos de operações, com o objetivo de identificar um desvio, caso ocorra.

2- Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe): Tem como objetivo identificar as possíveis causas de um problema e seus efeitos, através da relação entre o efeito e todas as possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito.

3- Folhas de Verificação: Uma espécie de formulário para coletar e analisar dados. Pode ser usada quando coletando dados de um processo de produção ou quando há frequência ou padrões de problemas, defeitos, causas de defeitos, etc.

4- Diagrama de Pareto: Gráfico de barras usado para mostrar quais fatores são mais significantes. Algumas aplicações:
– Análise da frequência de problemas em um processo;
– Auxílio na comunicação sobre os dados;
– Análise de causas gerais a partir de partes específicas;
– Decidir quais problemas merecem mais atenção, ou seja, quais são mais significantes.

5-Histograma: Tem como objetivo mostrar a distribuição de frequências de dados obtidos por medições, através de um gráfico de barras indicando o número de unidades em cada categoria. Pode-se usar:
– Quando há a necessidade de identificar a distribuição dos dados, especialmente para saber se a distribuição é aproximadamente normal;
– Para checar se o produto/processo atingirá os requerimentos;
–  Para analisar resultados de processos;
–  Para determinar se houve mudanças nos processos durante certo período, entre outros.

6- Diagrama de Dispersão: Mostra o que acontece com uma variável quando a outra muda. São representações de duas ou mais variáveis que são organizadas em um gráfico, uma em função da outra.

7- Controle Estatístico de Processo (CEP):  Usado para mostrar as tendências dos pontos de observação em um período de tempo. É um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento do processo, determinando a faixa de tolerância limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle) e uma linha média do processo (limite central), que foram estatisticamente determinadas.

Veja a seguir na figura, a ilustração das 7 Ferramentas da Qualidade


Artigo escrito pela diretoria: Cultura e eventos
Nádya Zannin Muzulon
Daniel de Freitas Barbosa
Beatriz Vieck Isipon
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