sábado, 25 de fevereiro de 2017

Por que as empresas precisam de um Engenheiro de Produção?

Quem nunca se deparou com seguinte dúvida: o que um Engenheiro de Produção faz? Pois é, a primeira imagem que vem em mente é um profissional atuando em uma linha de produção. Resolvi escrever este artigo justamente para ajudar as pessoas que possuem essa dúvida e também mostrar quais frentes um Engenheiro de Produção pode atuar. Acredite em mim, é muito mais que somente uma linha de produção.

O que é a palavra Engenharia?

Inicialmente, resolvi pesquisar qual o significado da palavra “engenharia” e me surpreendi ao saber que é derivada (essa palavra “derivada” pode ter tirado seu sono durante a faculdade rs) da palavra “engenho” que vem da palavra em latim “ingenium” que significa “gênio”, até poderíamos sair da faculdade como tal, mas o objetivo principal do Engenheiro é estar preparado para lidar com problemas e saber resolvê-los da maneira mais inteligente possível, criando saídas satisfatórias, identificando oportunidades ou até mesmo aprimorando/criando um novo processo.

Por que as empresas estão optando por Engenheiros?

Em tempos cada vez mais competitivos no mercado de trabalho, não tem sido tarefa fácil aliar um bom produto com preço competitivo, é onde muitas empresas acabam perdendo espaço para outras com um planejamento mais eficiente. Os Engenheiros têm um papel muito importante neste aspecto, por isso esses profissionais têm ocupado de maneira muito satisfatória a alta administração das empresas, e não é coincidência, somos vistos positivamente pelo fato de demonstrarmos competência na solução de problemas, agindo com disciplina, planejando e raciocinando de maneira estruturada.
As decisões não são baseadas em intuições ou chutes, e sim utilizando uma metodologia, onde após encontrar um problema, é necessário identificar todas variáveis e questioná-las, conseguindo mitigar a margem de erro, assim tornando a decisão mais assertiva. O sucesso da Engenharia deve-se também ao fato da sólida base em ciências exatas, que facilita nos tornarmos ótimos gestores.

Horizontes da Engenharia de Produção

Nós Engenheiros de Produção estamos aptos a atuar em diversos setores, como:
  • Industrial (automotivo, equipamentos, eletrodoméstico, entre outros);
  • Serviços (transportes em geral, construtoras, hospitalar, entre outros);
  • Instituições e empresas públicas (Correios, Petrobras, Agência Nacional de Energia, entre outros).

    Também podemos atuar em: usinas, empresas de telefonia, seguradoras e parte operacional de bancos, que de fato estão ligadas as nossas competências.

Quais áreas de uma empresa podemos atuar?

Pesquisando sobre este assunto, extrai como referência no site da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO - www.abepro.org.br) algumas informações sobre onde podemos atuar:
  • Área de operações: execução da distribuição dos produtos, controle de suprimentos;
  • Área de planejamento: estratégico, produtivo, financeiro;
  • Área financeira: controle financeiro, controle dos custos, análise de investimentos;
  • Área de logística: planejamento da produção e da distribuição de produtos;
  • Área de marketing: planejamento do produto, mercados a serem atendidos.
 Como podemos observar, há um leque de opções para atuarmos, basta saber em qual seu perfil mais se encaixa.
De uma maneira geral, o Engenheiro de Produção planeja, projeta e gerencia sistemas de uma organização que envolvem recursos humanos, materiais, tecnológicos, financeiros e ambientais.

Por que o Engenheiro de Produção? 

Qual empresa hoje não tem como objetivo aumentar sua produtividade melhorando seus processos? Este profissional possui conhecimentos de administração, economia e evidente engenharia para desenvolver o trabalho, controlar atividades financeiras e aprimorar técnicas de produção, logísticas e comerciais da empresa, tornando-o um profissional completo e único.
As empresas que procuram diminuir seus custos sem perder qualidade, muitas vezes optam por esse profissional porque ele funciona como uma ponte, desde a compra da matéria-prima até o preço final da mesma, podendo ser envolvido em quase todos os processos.
Ele é o único profissional do mercado que consegue enxergar os problemas de forma global, justamente pelo fato de sua formação obter um perfil multidisciplinar.
É importante ressaltar que outros fatores são importantíssimos para nossa carreira, por exemplo: ser um profissional comprometido com os resultados da empresa, saber trabalhar em equipe, ter proatividade diante das adversidades, assumir responsabilidades, buscar se atualizar com as tendências do mercado e sempre procurar evoluir seus pontos fracos.
Enfim, procurei escrever da maneira mais simples e objetiva possível os caminhos da Engenharia de Produção. Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas e se gostou do artigo, conto com seu like, compartilhamento e fique à vontade para comentar.
Boa sorte em sua carreira!

Artigo escrito por Felipe Sartori e publicado em 19 de janeiro de 2017 no Linkedin Pulse. Cópia fiel ao original sob a licença CreativeCommons disponível em <https://www.linkedin.com/pulse/por-que-empresas-precisam-de-um-engenheiro-produ%C3%A7%C3%A3o-felipe-sartori>


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Colaboradores

Postagens populares

Que curso você faria?